Conecte-se conosco

Ceará

Camilo pede a Moro reforços para penitenciárias

Publicado

on

O governador do Ceará, Camilo Santana, pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o reforço do apoio dado pelo governo federal no combate aos ataques promovidos por facções desde o início do mês no estado. A ofensiva teria começado em reação à nomeação do secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, e às medidas anunciadas como a não separação de presos em presídios por facção.

Santana solicitou mais 90 agentes penitenciários para as ações nos presídios do estado, além da manutenção da Força Nacional e dos agentes enviados pelo governo federal. No dia 4 de janeiro, o ministro da Justiça enviou inicialmente 300 homens, efetivo que foi acrescido de outros 106 dois dias depois.

“A gente foi fazer um diagnóstico da situação e solicitações de reforço de agentes penitenciários para as unidades prisionais do Ceará e a necessidade de manter, mesmo com a queda significativa das ações, o estado de alerta e monitoramento tanto das forças do estado quanto como também a presença da Força Nacional”, informou o governador do Ceará, após encontro com Moro.

Quanto ao prazo da presença da Força Nacional no estado, Santana disse que não houve acerto para a prorrogação. A permanência inicial definida foi de 30 dias, cujo encerramento seria no início de fevereiro. De acordo com o governador, a situação será avaliada até o fim desse período para ver se haverá necessidade de prorrogação.

Medidas

Camilo Santana disse que os ataques diminuíram, citando como exemplo o dia de ontem (16), quando foram registradas duas ocorrências. Contudo, a onda chegou hoje ao 15º dia sem perspectiva de encerramento.

O governador defendeu as ações adotadas pelo governo estadual, como a implantação da Lei de Execução Penal nas penitenciárias, a transferência de líderes de facções para presídios federais, o policiamento ostensivo nas ruas e o emprego de inteligência para evitar ataques. Santana adicionou a sanção da lei da recompensa, a convocação de militares da reserva e o aumento do limite de horas extras para oficiais e agentes.

Desafios

O governador reiterou que é preciso um esforço coordenado nacional, já que “o crime ultrapassou a fronteira dos estados”. “Nenhum estado, sozinho, vai combater o crime organizado. A criação do Sistema Único de Segurança Pública no ano passado foi um passo importante. É preciso chamar o Poder Judiciário e revisar algumas leis do país, como a Lei Antiterrorismo”.

Santana destacou também como desafio a atuação na prevenção, com políticas públicas como na área de educação. “São jovens que estão matando e estão morrendo, estão sendo aliciados pelo tráfico. Nenhum país do mundo resolveu problema da segurança sem prevenção, sem dar oportunidade para juventude”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu10 horas atrás

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Denúncias alertam que moradores de rua e crianças do abrigo estariam passando fome em Iguatu. Conselho Tutelar foi acionado

Iguatu15 horas atrás

Suposto esquema de desvio de combustível para campanha eleitoral de Rafael Gadelha será investigado pela Polícia Federal

Iguatu1 dia atrás

Prefeitura de Iguatu registra 1.065 novas contratações em um mês e levanta suspeitas de nepotismo

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 18/03/2025 – Servidores reclamam que o ponto eletrônico que só vale pra alguns

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 18/03/2025

Noticias2 dias atrás

Israel rompe cessar-fogo e realiza bombardeios em Gaza após fracasso nas negociações de paz

Noticias2 dias atrás

Novo vazamento de dados de chaves Pix

Noticias2 dias atrás

Elmano de Freitas anuncia reajuste salarial de mais 3% para professores das universidades estaduais

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/03/2025

Economia3 dias atrás

Setor de atacarejo no Ceará vem se destacando no cenário nacional

Noticias3 dias atrás

Trágico acidente resultou na morte de um casal e de seu filho de 3 anos em um córrego na, Região do Cariri

Esportes3 dias atrás

Flamengo conquistou o título do Campeonato Carioca ao empatar sem gols com o Fluminense

Ceará3 dias atrás

Ceará registrou chuvas em 97 municípios, entre domingo e segunda-feira

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 17/03/2025 – Mercado público de Iguatu: o horror em vídeo e um problema antigo não resolvido!

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/03/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/03/2025 – Escândalo do desvio da emenda da APAE pode aparecer no Fantástico

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/03/2025

Videos7 dias atrás

Polícia Civil deflagra ‘Operação Parabellum’ em Cariús e Jucás

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 13/03/2025 – ASSISTÊNCIA SOCIAL: E tem mais revelação bombástica!

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 13/03/2025

Videos7 dias atrás

Atropelamento no Bairro Areias 2 reacende pedido por lombadas na Rua Edite Carneiro Barreto

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/03/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 12/03/2025 – Desvio de emenda parlamentar da APAE de Iguatu expõe irregularidades na Assistência Social

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 12/03/2025

Iguatu1 semana atrás

Município de Iguatu solicita audiência de conciliação em ação sobre precatório de R$ 37 Milhões

Iguatu1 semana atrás

ESCÂNDALO: Desvio de emenda parlamentar da APAE de Iguatu expõe irregularidades na Assistência Social

Brasil1 semana atrás

Reformulação do crédito consignado para trabalhadores do setor privado permitirá oferta de novos empréstimos

Mundo1 semana atrás

Papa Francisco apresentou uma “leve melhora”, mas sua condição de saúde ainda é considerada complexa

Ceará1 semana atrás

Igreja é condenada a pagar R$ 100 mil de danos morais por induzir pastor a fazer vasectomia

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/03/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.