Mundo
Japão retomará caça comercial de baleias em julho de 2019
O Japão anunciou nesta quarta-feira, 26, que decidiu se retirar da Comissão Internacional da Baleia (CIB) e comunicou que retomará a caça de baleias com fins comerciais a partir de julho de 2019.
A decisão foi informada pelo porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, que disse que os baleeiros japoneses retomarão as suas atividades nas suas águas territoriais e na sua zona econômica exclusiva. “Não vamos caçar nas águas antárticas ou no hemisfério sul”, afirmou Suga.
O porta-voz do governo japonês disse que, a partir da sua retirada, o país atuará como observador dentro da organização e garantiu que o governo em Tóquio continua comprometido com o uso dos recursos marítimos de acordo com dados científicos.
Ele afirmou ainda que o Japão comunicará sua decisão à CIB até o final do ano. O governo japonês tentou persuadir a CIB, criada em 1946 e formada atualmente por 88 países, para permitir sua caça comercial, mas a organização internacional rejeitou a proposta em setembro na reunião realizada em Florianópolis.
Como resultado, esperava-se que Tóquio encerrasse sua participação na CIB. Os japoneses juntam-se assim à Islândia e Noruega, únicos países que praticam a caça de baleias para fins comerciais, e abre caminho a duras críticas da comunidade internacional e das organizações defensoras dos direitos dos animais.
Na prática, o Japão nunca suspendeu por completo a caça de baleias, recorrendo a uma lacuna da moratória sobre a caça comercial de 1986 que permite a captura de baleias para fins científicos e a caça aborígene de subsistência praticada por povos tradicionais em determinadas regiões. A moratória foi introduzida depois de algumas espécies terem ficado à beira da extinção devido à prática.
Estima-se que o país realize a caça de cerca de 450 baleias por ano e atividades baleeiras com navios de pesquisas especialmente na Antártida.
O Japão defende com firmeza a caça comercial às baleias. Há muito tempo, Tóquio argumenta que a maioria das espécies de baleias não está ameaçada e que comer estes animais faz parte de sua cultura.
Apesar de o governo defender ativamente a caça, o consumo de carne de baleia no país está em declínio. Autoridades da pesca afirmam que a carne de baleia é mais popular entre os segmentos mais velhos da população japonesa do que entre os jovens.
Fonte: O Povo
-
Brasil3 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades3 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará3 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil3 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo3 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil3 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia3 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
