Saúde
Relatório da ONU indica que número de novas infecções por HIV caiu um terço desde 2001
Dados da Unaids mostram que 2,3 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV no ano passado.
Dados da Unaids mostram que 2,3 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV no ano passado.
Um novo relatório divulgado nesta segunda-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra uma forte desaceleração na disseminação do HIV entre a população mundial na última década, fornecendo uma demonstração inédita do sucesso das estratégias atuais para prevenir a aids. Segundo os dados da Unaids, programa da ONU destinado a combater a doença, 2,3 milhões de pessoas foram infectadas em 2012 — uma redução de 33% em comparação com 2001. O número de infecções entre crianças caiu ainda mais, totalizando 260.000 no ano passado, uma queda de 52% no mesmo período.
O relatório também aponta que, ao todo, 35,3 milhões de pessoas vivem com aids no mundo. O número de mortes relacionadas à doença também caiu, sendo de 1,6 milhão no ano passado, uma redução de 30% desde o pico em 2005. Segundo a ONU, essa queda nos casos de mortalidade se deve ao maior acesso ao tratamento com antirretrovirais em todo o mundo, principalmente entre a população mais pobre. Em 2012 mais de 9,7 milhões de pessoas vivendo em países de baixa e média renda receberam o tratamento, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior.
Esse acesso aos antirretrovirais representa 61% de uma meta de 15 milhões de pessoas traçada pela ONU em 2011. No entanto, desde então, o órgão percebeu que a terapia com esse tipo de medicamento é ainda mais efetiva para impedir a disseminação do HIV, servindo também como uma forma de prevenir novas infecções e, por isso, estabeleceu novas diretrizes. Em 2013, a organização ampliou a meta do total de pessoas que devem receber o tratamento para cerca de 26 milhões. Assim, o número de indivíduos que recebeu os medicamentos no ano passado caiu para apenas 34% do necessário, mostrando que ainda há muito a ser feito no combate à aids.
Investimentos — O total de recursos globais disponíveis para combater o HIV também cresceu em 2012, chegando a 18,9 bilhões dólares. O valor, no entanto, ainda está longe dos 24 bilhões estimados pela Unaids que serão necessários em 2015.
O relatório da ONU conclui que há progresso no combate à aids, mas ele tem sido lento principalmente entre os grupos de maior risco, como os viciados em drogas, e os mais vulneráveis, como mulheres e meninas vítimas de violência. A desigualdade de gênero, leis equivocadas e ações discriminatórias continuam a dificultar respostas nacionais contra o HIV, e mais esforços são necessários para superar estes obstáculos, que atingem justamente as pessoas mais necessitadas.
*Veja
-
Curiosidades7 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil7 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará7 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil7 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento7 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil7 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Mundo7 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Noticias6 dias atrásCeará registra 586 doações de córneas no primeiro semestre de 2026
