Ceará
Autor de caricatura de ‘torcedor misterioso’ se surpreende com repercussão
A arte de Israel de Oliveira retratando o “torcedor misterioso” que foi símbolo da vitória do Brasil contra o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo viralizou e se espalhou pelo mundo, numa repercussão que surpreendeu o próprio autor.
Yury Torsky, de 34 anos, é russo e sua imagem virou meme nas redes sociais quando ele apareceu segurando a bandeira do Brasil, com um olhar sombrio e um esboço de sorriso. Ele ganhou apelidos como “bruxo”, “feiticeiro” e muita gente comentou que ele foi o talismã que trouxe sorte à seleção brasileira. Em entrevista ao Globo Esporte, ele afirmou que recebeu convite de torcedores brasileiros para acompanhar os próximos jogos da seleção.
O artista cearense Israel de Oliveira, de 29 anos, percebeu que aquela imagem seria um meme ideal se retratado em estilo mangá, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas, arte preferida dele.
“Terminou o jogo do Brasil [contra o México, na segunda-feira, 2] e eu fui ver o que tinha nas redes sociais – porque Copa é metade na TV e metade na internet -, e ele [Yury Torsky] apareceu na minha timeline. Olhei e vi: ‘esse tem cara de personagem de anime [animações japonesas], gostei do visual dele e tudo e pensei: ‘vou transformar esse cara num personagem”, diz Israel.
Repercussão ‘estrondosa’
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/O/P/LugtLjTGagNAodrOhaYg/israel-2.jpg)
Israel faz os trabalhos digitalmente, incluindo a imagem de Yury que viralizou e foi compartilhada em vários países (Foto: Arquivo pessoal)
A imagem de Israel retratando o russo torcedor da seleção brasileira foi publicada originalmente em um grupo de desenhistas do Facebook. A postagem inicial foi compartilhada 11,5 mil vezes e copiada em dezenas de outros perfis de redes sociais, até que foi compartilhada pelo próprio Yury Torsky, na VK, rede muito popular na Rússia.
“Eu agradeci a ele [por fazer uso da imagem], reativei a minha conta no VK e tudo só pra agradecer a ele. Foi uma repercussão estrondosa”, relata Israel.
Israel é de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, e fez o trabalho 100% digital. “Ele [trabalho digital] facilita a minha vida, porque moro numa cidade de médio de porte e não tem tudo que eu precisaria pra fazer um trabalho tradicional bem feito”, conta.
Ele desenha desde os seis anos e trabalha profissionalmente com a arte desde os 21, quando publicou o primeiro quadrinho. Em 2012, ele publicou, junto com amigos, a história de padre Cícero, considerado santo popular no município, em quadrinhos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/j/X/nHZEGkQRq4vWmnAvVUWg/padre-cicero.jpg)
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

