Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

ONS aponta causas do apagão do Nordeste

[caption id="attachment_5992" align="alignleft" width="597"]Região Nordeste em apagão em Outubro do ano passado (Rodrigo Lobo/JC Imagem/AE)[/caption]O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou uma nota, nesta quarta-feira (28), esclarecendo as causas do apagão no Nordeste.

Publicado

on

Região Nordeste em apagão em Outubro do ano passado (Rodrigo Lobo/JC Imagem/AE)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou uma nota, nesta quarta-feira (28), esclarecendo as causas do apagão no Nordeste.

De acordo com o órgão, o blecaute foi causado por queimadas em duas linhas de transmissão privadas no Piauí, que fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.

De acordo com o ONS, a primeira linha foi desligada às 14h58. “Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06. Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha”.

A perda de carga foi de aproximadamente 10.900 MW, que provocou o desligamento adicional de mais três linhas de 500 kV de interligação com a região Nordeste: Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2; Presidente Dutra / Boa Esperança; e Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

“Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30”, informou.

Ceará já normalizado

A Coelce divulgou uma nota, por volta das 19h desta quarta-feira (28), informando que o fornecimento de energia elétrica no Ceará foi totalmente normalizado às 18h05. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), Fortaleza foi a segunda capital a iniciar o restabelecimento de energia, por volta das 16h.

A falha ocorreu no Sistema Interligado Nacional (SIN) e afetou o Nordeste, com início às 15h08. No Ceará, todos os clientes foram atingidos. As causas ainda estão sendo analisadas pelo ONS.
Fonte: Hayanne Narlla/Tribuna do Ceará

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA