Ceará
Sobe para 11 o número de açudes que atingem 100% da capacidade no CE
Com as chuvas dos primeiros dias de abril, sobe para onze o número de açudes no estado que estão com 100% da capacidade. O açude São Vicente, localizado no município de Santana do Acaraú, Região Norte do Estado, sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Maranguapinho, em Maranguape, Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; Colina, na cidade de Quiterianópolis e Barragem do Batalhão em Crateús. Dezesseis açude do Ceará estão com capacidade acima de 90%.
Lista de açudes sangrando no Ceará
| Açudes | Município | Capacidade | Volume (100%) | Bacia |
| São Vicente | Santana do Acaraú | 9,84 | 100% | Acaraú |
| Barragem do Batalhão | Crateús | 1,53 | 100% | Crateús |
| Acaraú Mirim | Massapê | 36,71 | 100% | Acaraú |
| Caldeirões | Saboeiro | 1,13 | 100% | Alto Jaguaribe |
| Itaúna | Granja | 72,58 | 100% | Coreaú |
| Tucunduba | Senador Sá | 41,43 | 100% | Coreaú |
| Cocó | Fortaleza | 5,1 | 100% | Metropolitana |
| Germinal | Palmácia | 2,107 | 100% | Metropolitana |
| Tijuquinha | Baturité | 0,421067 | 100% | Metropolitana |
| Colina | Quiterianópolis | 4,29 | 100% | Sertão de Crateús |
| Maranguapinho | Maranguape | 9,35 | 100% | Metropolitana |
Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 5,01% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 7,49% do volume máximo.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

