Iguatu
Produtores de Iguatu e região participam de ‘Dia de Campo’ sobre sorgo forrageiro


Produtores rurais, estudantes do curso técnico em agropecuária, servidores de secretarias de agricultura de Iguatu e região, técnicos da EMATERCE e de empresas privadas do setor de implementos agrícolas, participaram de um ‘Dia de Campo’ de recomendação técnicas para o cultivo de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro.
Encabeçado pela EMATERCE em parceria com empresas de laticínios da cidade, o momento aconteceu no Sítio Cruiri, zona rural de Iguatu, a fim de demonstrar a importância do conhecimento dos meios corretos de plantio, adubação, irrigação e dos tratos da cultura. Eventos semelhantes aos de Iguatu serão realizados em Morada Nova e Quixadá.
Reportagem repercutida na Rádio Mais FM
Tocador de áudioDe acordo com o diretor técnico da EMATERCE, Itamar Lemos, o papel do órgão foi o de mobilizar os técnicos e operadores de máquinas que buscam novos conhecimentos para o aumento da produtividade no campo. “A gente nota que devido à chegada de novos técnicos são necessárias orientações sobre o uso de plantadeira e tratamento do solo. A cultura do sorgo está adaptada a nossa região, muito mais que milho, e veio pra ficar, mesmo com 200 toneladas distribuídas anualmente pelo governo, ainda há quem queira produzir mais”, afirmou.
Manejo errado
O técnico da empresa de laticínios Betânia, Zuza de Oliveira, destacou a importância do projeto que faz parte do ‘Programa Tecnologia do Campo’ para treinar os produtores com técnicas apropriadas para formação de silagem, vislumbrando uma melhor segurança alimentar do rebanho ao longo do segundo semestre de cada ano. “O ponto principal é o produtor ter alimento mais barato. E nossas parcerias nos permitiram trocar experiência com todos ganhando”.
Ainda conforme Zuza, no dia foi descoberto que os produtores realizavam o plantio errado do sorgo. “Foi visto que muita gente está sabendo pouco. Desde o plantio errado assim como a regulagem de máquinas. Não podemos admitir que no lugar que poderia nascer 150 mil por hectare, nasçam 40 mil plantas”, explicou.
Há previsão que o grupo veja os resultados da ação num dia de campo que abordará a colheita em um período de 80 dias.
Hildernando Barreto, secretário de Agricultura e Pecuária da Cidade de Iguatu, afirmou que o foco era capacitar os servidores da pasta para levar o conhecimento ao pequeno e grande produtor do município. “O dia de campo serve pra absorvermos a tecnologia e levá-la ao homem do campo. Trouxemos três profissionais. Acreditamos no sucesso dessa parceria público privada”, disse.
Aprendizado
O produtor rural e proprietário da fazenda onde aconteceu o dia de campo, Gracivan Araújo, evidenciou na ocasião uma oportunidade de aprendizagem e de ampliação da renda. “Vejo uma chance de a partir de agora fazer a coisa. Somos uma região carente de informação. Muitos plantam sem ter o conhecimento”, avaliou.
A estimativa de custo do quilo da silagem é de R$ 0,07. Bem orientado é possível obter uma produção exitosa, conforme Gracivan. “Há uns dois anos que fazemos o plantio de sorgo tecnificado. Já podemos produzir 45 mil quilos de sorgo”, lembrou.
No ano passado as orientações ocorreram sobre a silagem de pastagem nativa, também tendo como foco o produtor rural da Região Centro-Sul que comercializa leite junto à empresa local.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Noticias7 dias atrás
A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores
-
Iguatu6 dias atrás
Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido