Ceará
CE é 4º em ranking dos que mais matam pessoas trans
Brasil teve 185 homicídios de transgêneros e travestis em 2017, sendo 16 registrados no Ceará. Vídeo de suposto novo caso de assassinato de pessoa trans no Estado circula na Internet, mas SSPDS não confirma.
País que mais mata pessoas trans no mundo, o Brasil teve 185 transgêneros e travestis assassinados em 2017. O dado é 28% maior que o registrado no ano anterior (144), que detinha o recorde. E o Ceará não passa alheio a essa estatística.
Foram registrados 16 homicídios dessa natureza ano passado no Estado, o que faz dele o 4º pior do Brasil em números absolutos. São Paulo (21), Minas Gerais (20) e Bahia (17) têm os piores índices. Os números, divulgados nesta semana, fazem parte do estudo “A Carne Mais Barata do Mercado”, elaborado pelos pesquisadores mineiros Sayonara Nogueira e Euclides Cabral.
Ontem circulou nas redes sociais um vídeo em que uma pessoa é brutalmente espancada com objetos semelhantes a machados e enxadas, aparentemente por adolescentes. O caso, ainda não comprovado, teria ocorrido no Ceará. O POVO entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A assessoria do órgão afirmou que não poderia confirmar a autenticidade do vídeo e a prática do crime até o fechamento desta edição, tampouco a identidade da vítima.
A reportagem também tentou entrar em contato com representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT do gabinete do governador do Estado, mas não teve retorno. Procurados, militantes LGBTs no Ceará também não conseguiram dar mais informações sobre o caso.
As imagens do vídeo remetem ao caso Dandara, ocorrido há 11 meses em Fortaleza. A violência sofrida pela travesti e a consequente morte ganharam repercussão mundial e se tornaram símbolo de violência contra a população LGBT.
Sayonara Nogueira usa como fonte de sua pesquisa notícias veiculadas na imprensa dos casos de homicídio contra travestis e transgêneros. Segundo ela, a imprensa costuma dar muita visibilidade a esse tipo de crime. Tanto de forma positiva, debatendo o tema, quanto de maneira pejorativa.
“Quando acontecem esses crimes na Ásia, na Europa, não é tão divulgado quanto aqui. Nos últimos anos, a imprensa passou a tratar o caso de uma forma melhor, mas algumas matérias ainda não respeitam. Identificam como sexo masculino uma mulher trans”, exemplifica Sayonara, que também é vice-presidente do Instituto Brasileiro Trans de Educação (ITBE).
Tentativas de homicídio
A pesquisa aborda ainda as estatísticas de tentativas de homicídios contra pessoas trans. Nesse quesito, o Ceará também se destaca negativamente, ocupando a 2ª posição no País, ao lado do Rio de Janeiro, com seis casos em 2017.
O Paraná lidera com oito tentativas de assassinatos. No Brasil, foram registrados 58 crimes de tentativa de homicídio contra transgêneros e travestis.
Números
1.131 pessoas trans foram assassinadas no Brasil nos últimos dez anos
Fonte: O POVO
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

