Tecnologia
Facebook teria um esquema para evitar pagamento de hora extra a funcionários
Uma ex-funcionária do Facebook chamada Susie Bigger registrou uma ação contra a companhia acusando-a de usar um truque para evitar o pagamento de horas extras aos seus empregados nos Estados Unidos.
Bigger atuava como “gerente de soluções para clientes” (ou CSM, na sigla em inglês) e alega que o Facebook emprega várias pessoas com classificações genéricas contendo “gerência” no título porque a legislação trabalhista dos EUA permite que as empresas retenham horas extras para esse tipo de cargo.
Seria semelhante a uma fábrica classificar seus empregados como “operador 1”, “operador 2” etc. para evitar chamá-los, por exemplo, de “operador de extrusora” e “operador de empilhadeira”, o que forçaria a empresa a remunerar cada pessoa de acordo com o título.
No processo, obtido pelo Ars Technica, a ex-funcionária deu como exemplo o fato de que posições como o seu, “gerente de soluções para cliente” e “gerente de contas” tinham funções primárias quase idênticas, envolvendo conversar com clientes para implementar seus planos publicitários e vender produtos de marketing da companhia.
“CSMs não realizam funções relacionadas a gerenciamento ou à operação geral de negócios do Facebook”, afirma Bigger. “Em vez disso, as funções dos CSMs constituem a principal atividade de produção do Facebook como uma mídia social e uma plataforma de marketing.”
O Facebook disse ao Ars Technica que a ação não tem mérito. Bigger propõe que sua reclamação seja transformada num processo de classe e pede uma série de compensações pelas supostas infrações, incluindo pagamento retroativo para todos os funcionários afetados.
Fonte: Olhar Digital
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

