Iguatu
Na semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo, CAPS-AD ajuda pessoas a se livrarem do cigarro
Na última terça-feira, 29, de agosto foi comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo e no decorrer dessa semana, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, os equipamentos de saúde pública da cidade de Iguatu, realizaram ações voltadas ao tema.
Os profissionais do Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS-AD) por meio de palestra aos rotarianos do Rotary Club de Iguatu, na última quarta-feira, 30, puderam apresentar as políticas de enfrentamento e redução de danos de um dos quatro equipamentos que fazem parte do Sistema de Saúde Mental.
Em Iguatu os pacientes do (CAPS-AD) são beneficiados pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Lá o público alvo recebe assistência médica e apoio medicamentoso durante o tratamento que conta também com sessões terapêuticas.
Conforme o enfermeiro Wendel Lima, coordenador do Sistema de Saúde Mental, o fundamental para o tabagista buscar tratamento contra o vício e outros transtornos é força de vontade. “É só ir, não precisa estar acompanhado. Basta demostrar interesse em participar de um grupo. Quando se fala em grupo de convivência a população relaciona a medicamento, mas para chegar a esse ponto, tem toda uma triagem que passa por uma equipe interdisciplinar composta por; psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais”, explicou.
No centro específico atualmente possuem três mil prontuários abertos. Realidade não muito alarmante conforme o coordenador. “Não acredito e nem considero exacerbante os números. Servimos de referência pra 10 cidades da microrregional. Para uma realidade de 300 mil habitantes, é pouco, mas estamos preparamos para atender a demanda, pois sabemos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 11% da população é dependentes do álcool e 1/3 é dependente do cigarro”, disse Wendel.
Segundo Gisele Sobreira, enfermeira que atua no CAPS AD local, com medicação disponível, os pacientes são acolhidos e passam pela avaliação do clínico geral que define os remédios a serem ministrados em cada pessoa. “Atualmente temos dois grupos um em horário comercial e outro no período da noite onde nos reunimos duas vezes por semana. A ideia é abranger o maior número de pessoas. E durante as atividades desses grupos identificamos a realidade de cada um dos usuários”, explicou.
Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

