Iguatu
Rotaract promove ação voltada para recém-nascidos de Iguatu
O Rotaract deu início, nesse mês de junho, a sua mais nova ação de impacto social na cidade de Iguatu. O público alvo são crianças recém-nascidas (RN) de famílias com vunerabilidade social, baixa renda e desassistidas de programas de assistência governamentais. O programa foi inspirado no Banco de Fraldas Geriátricas, com o mesmo propósito de levar dignidade.
Programa do Rotary International, o Rotaract, assim como o RI, é uma das maiores e mais respeitadas organizações humanitárias do país. A rede global de jovens de 18 a 30 anos tem como principal objetivo compartilhar ideias e projetos para encarar os desafios da humanidade de uma nova maneira. Os rotaractianos se reúnem em clubes para planejar atividades e socializar entre si e sua comunidade.
E foi em meio a uma das reuniões do club de Iguatu que surgiu a ideia de criar o programa. “Levamos em consideração o sucesso do programa de Fralda Geriátrica do Rotary Club de Iguatu, buscamos parcerias e fizemos um levantamento”, contou Esdra Uchoa, rotaractiano.

O público alvo são crianças recém-nascidas (RN) de famílias com vunerabilidade social (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)
Com a parceria da Secretaria de Saúde da cidade foi feito um levantamento inicial de 12 crianças que se enquadraram aos critérios do programa. “Nossa atenção foi auxiliar os mais carentes da cidade independente da região da cidade, não nos limitaremos a uma comunidade específica do município”, explicou Esdra.
Quem auxiliou na entrega dos produtos na comunidade de Vila Neuma foi o enfermeiro do Posto de Saúde da Família, Wagner Martins. Ele ressaltou a importância da ação no que envolve a saúde do RN. “Percebo que houve uma preocupação na escolha das fraldas, que deve ser uma fase importante para a adaptação do bebê e da mamãe que estão vivendo um período de descobertas. Sem contar que a fralda descartável será sua parceira por um bom tempo até o desfralde de seu bebê, que acontece a partir dos 2 anos de idade. Mas antes, as fraldas têm como propósito a absorção das necessidades, proteção e conforto para o bebê durante sua noite de sono que deve ser tranquila”, ressaltou.
Números e “Padrinhos”
As mães dos bebês receberão mensalmente um pacote com 80 fraldas. Em três meses um RN usa em média entre 400 a 500 fraldas. Os rotaractinaos por meio de acompanhamento pretendem ficar atentos ao desenvolvimento dos pequenos. A meta do Rotaract é de ainda buscar “padrinhos” que possam subsidiar financeiramente as doações mensais. “Conforme eles vão crescendo, vamos adequando os tamanhos do material ofertado e observando até quando eles vão precisar do material. Incialmente estamos financiando as fraldas, mas a pretensão é buscar padrinhos junto ao comércio e amigos fora do clube a somar forças ao projeto, à medida que vai ganhando notoriedade e respeito junto a sociedade”, pontuou Esdra.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

