Iguatu
FUNCEME registra chuvas abaixo do esperado no mês de janeiro em Iguatu
As chuvas no mês de janeiro de 2017 no Ceará ficaram 25% abaixo da média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). A reportagem fez um balanço com os dados que são diariamente atualizados pela meteorologia os quais mostram que na cidade Iguatu não foi diferente do estado; na sede do município choveu 40,15% abaixo do esperado.
Conforme o núcleo de meteorologia do órgão, apesar das boas chuvas em janeiro deste ano no estado, o volume foi menor na comparação com o ano passado, que teve o dobro das precipitações esperadas. “Os números mostram que janeiro deste ano não foi tão bom assim em relação ao do ano passado”, afirmou Meiry Sakamoto, meteorologista e chefe do setor.
2016
Janeiro em Iguatu choveu 51,5 % a menos que no mesmo mês no ano de 2016. “As chuvas ocorreram em algumas regiões preferenciais. Tanto que olhando para janeiro, por região, nós observamos regiões que ficaram melhores no ponto de vista de chuvas foi o litoral norte – continua chovendo por lá. Na Região do Cariri, embora com desvio negativo de cerca de 7,5% abaixo da média, ainda é bastante bom para a região porque é o período de início de chuvas. E as áreas que receberam menos chuvas continuam sendo prejudicadas pelos próximos dias. A Região Jaguaribana, onde ficam cidades como Icó e Orós, foi a que sofreu mais. Em janeiro ficaram 60% abaixo da média”, indicou Meiry.
O primeiro dia da quadra invernosa no Estado, período correspondido entre os meses de fevereiro e maio, começou com chuvas nas maiorias das regiões cearenses, com destaque para o Litoral, Serra da Ibiapaba, Sertão Central e Cariri, região na qual foi registrado o maior volume do Estado. No entanto na cidade de Iguatu ainda não foram registradas nesses primeiros dias precipitações significativas.
Quadra invernosa
Há duas semanas, a FUNCEME apresentou o primeiro prognóstico para quadra invernosa de 2017. O Ceará tem 40% de probabilidade de as chuvas ficarem em torno da média histórica, nos meses de fevereiro, março e abril. Há ainda probabilidades de 30% de chuva acima da média e 30% de chuva abaixo da média.
Com relação aos setores do Estado, no noroeste a probabilidade para a categoria abaixo da média é de 25%, para a categoria em torno da média é de 35% e para a categoria acima da média é de 40%. Já no sudeste as probabilidades apontam 35% para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 25% para a categoria acima da média.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu3 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias3 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará3 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

