Conecte-se conosco

Política

Doações para campanhas eleitorais diminuem em 2016

Publicado

on

O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, divulgou que os mais de 495 mil candidatos a prefeito e vereador das eleições desse ano receberam até agora mais de dois bilhões e 500 milhões de reais. O total é 48 por cento menor do que em 2012, quando os candidatos receberam mais de cinco bilhões. A quantia não está com a correção de inflação do tempo correspondente.

A diminuição nas doações pode ser explicada por conta das mudanças da Reforma Eleitoral de 2015, que entre as novas regras, diminuiu pela metade o tempo de campanha. A proibição das doações por pessoas jurídicas é outro ponto que explica a diminuição no volume de dinheiro destinado as campanhas.

Nas eleições deste ano, apenas pessoas físicas puderam doar quantias para os candidatos. A mudança também determinou que os candidatos a prefeito só poderiam gastar no primeiro turno 70 por cento do maior gasto declarado para o mesmo cargo na última eleição. No caso dos municípios que tiveram segundo turno a porcentagem cai para 50 por cento. Onde houver segundo turno esse ano apenas 30 por cento do valor do primeiro turno poderá ser usado. Os candidatos ou os partidos também tiveram que abrir contas específicas para receberem as doações.

Ainda de acordo com o TSE, os partidos políticos também gastaram menos nessas eleições. Na contramão das quedas, as doações via internet aumentaram mais do que o dobro com relação as campanhas de 2012.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias3 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias3 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu4 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias4 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias4 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu5 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias5 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias5 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias5 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu2 semanas atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.