Ceará
Plano de segurança para a Copa já está pronto e terá 6,4 mil agentes
Faltando apenas cinco dias para o início da Copa das Confederações no Brasil, autoridades das cidades-sedes da competição afinam os últimos preparativos do aparato de segurança que deverá ser colocado em prática nas seis Capitais onde ocorrerão os jogos internacionais de futebol. Em Fortaleza, serão cerca de 6,4 mil agentes em atuação e o Plano de Segurança já está ajustado para propiciar um evento tranquilo.
Faltando apenas cinco dias para o início da Copa das Confederações no Brasil, autoridades das cidades-sedes da competição afinam os últimos preparativos do aparato de segurança que deverá ser colocado em prática nas seis Capitais onde ocorrerão os jogos internacionais de futebol. Em Fortaleza, serão cerca de 6,4 mil agentes em atuação e o Plano de Segurança já está ajustado para propiciar um evento tranquilo.
Somente as Forças Armadas mobilizarão 2.560 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica. Eles se somarão aos efetivos das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Ciops e Ciopaer FOTO: KLÉBER GONÇALVES
Até a próxima quinta-feira, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deverá convocar uma entrevista coletiva, ocasião em que serão detalhados alguns pontos do plano. Outros, por razões estratégicas, permanecerão em sigilo, pois são informações de inteligência que vão nortear ações secretas.
Policiamento
Conforme a SSPDS, somente a Polícia Militar vai empregar um reforço de 2.200 homens, que se somarão à tropa regular que atua ordinariamente no policiamento ordinário (diário), incluindo o Ronda do Quarteirão e o Policiamento Ostensivo geral (POG). Já o Corpo de Bombeiros vai está presente na operação com 390 militares, a Polícia Civil com mais 106 inspetores, escrivães e delegados; e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) com 21 servidores.
Conforme o Planejamento Operacional da Copa das Confederações, no capítulo ´efetivo a ser empregado´, está prevista a atuação, também, de 506 agentes, delegados, escrivães e peritos da Polícia Federal (PF).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já está atuando também no reforço da segurança da Capital e somente para o trabalho de escoltas das delegações e de autoridades nacionais e internacionais que aqui estarão, serão empregados 80 policiais.
Forças Armas
O Ministério da Defesa disponibilizou para Fortaleza um total de 2.560 homens, do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Parte desse efetivo ficará aquartelado no sistema de prontidão para pronto-emprego. Outra fração vai está nas ruas da Capital cearense. À Marinha, através da tropa de Fuzileiros Navais, caberá a segurança dos portos do Mucuripe, em Fortaleza; e do Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante (55Km da Capital), na região metropolitana de Fortaleza.
A Força Aérea Brasileira, junto com a Polícia Federal e agentes da Infraero e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), vai reforçar a segurança no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Outros 40 órgãos estarão mobilizados durante o evento. Entre eles, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, que vai empregar 317 homens da Guarda Municipal de Fortaleza; e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que vai participar também das operações de escoltas e de controle do tráfego com 282 agentes.
A Força Nacional de Segurança (FNS) já desembarcou em Fortaleza para também atuar no evento. Blindados e helicópteros chegarão até sexta-feira.
Três centros vão comandar ações
Três helicópteros da Ciopaer vão atuar no suporte aéreo, acompanhando a movimentação das tropas em todos os momentos da operação FOTO: DIVULGAÇÃO
Helicópteros, carros de combate blindados, carretas com equipamentos de comunicação e videomonitoramento de última geração, central de escoltas, círculos de segurança, barreiras policiais, ´onda verde´ para agilizar o traslado de delegações e a instalação de três grandes centrais integradas de operações e controle (regional, local e móvel).
Tudo isso faz parte do aparato que será montado até sexta-feira próxima para dar suporte às ações da tropa que estará mobilizada na Copa das Confederações em Fortaleza. O esquema segue as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, criada pelo Ministério da Justiça para dar suporte aos Estados nos dois eventos mundiais para este ano e para 2014. Duas carretas já estão chegando a Fortaleza e nelas serão instalados os três núcleos que vão nortear as operações. O Primeiro será o Centro Integrado de Controle e Comando Móvel (CICCM), que ficará instalado na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo.
O segundo, o Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), ficará baseado na sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), no Palácio da Abolição, no Meireles. O terceiro será o Centro Integrado de Controle e Comando Local (CICCL), que deverá ser instalado no entorno da Arena Castelão.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

