Saúde
OBESIDADE: Excesso de peso pode provocar hipertensão arterial
Há dois anos o aposentado Domingos Lima Filho descobriu que estava com hipertensão. Ele acredita que desenvolveu o problema por causa do excesso de peso.
Há dois anos o aposentado Domingos Lima Filho descobriu que estava com hipertensão. Ele acredita que desenvolveu o problema por causa do excesso de peso.
“Eu tomo remédio para pressão que quando eu não tomo ela sobe, vai a 15, 16 e por aí vai. O problema maior que eu acho que eu tenho, os médicos falam, porque eu sou um pouco acima do peso, eu tenho problema de diabetes, e eu sou uma pessoa que não tenho atividades esportivas, o que mais prejudica o ser humano em termos disso é ter realmente a obesidade.”
A diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, diz que a hipertensão arterial pode surgir por causa do excesso de peso. A hipertensão provoca doenças cardiovasculares que estão entre as principais causas de morte no Brasil, ficando atrás apenas das interferências externas, como acidentes e homicídios, por exemplo. Deborah Malta conta que a melhor forma de evitar complicações cardíacas é cuidar da alimentação e praticar atividade física.
“Que você possa cada vez mais ter a sua alimentação diversificada, a redução do sal dos alimentos, tanto no preparo quanto também na escolha dos alimentos industrializados, verificar sempre também a composição dos alimentos, sempre preferindo os alimentos com menor teor de sal, o estímulo à prática da atividade física regularmente, então 30 minutos de caminhada diariamente.”
O Ministério da Saúde oferece todos os esclarecimentos sobre a importância de manter o peso ideal para evitar doenças cardiovasculares. As informações estão no site nutricao.saude.gov.br.
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
