Iguatu
CAPS AD de Iguatu participou do movimento “Abraça RAPS”
Nessa tarde de segunda-feira (14) todos os estados brasileiros através de suas coordenações municipais realizaram ato simbólico chamado “Abraça RAPS”, em apoio à rede de atenção psicossocial já existente nas suas diversas ações, pelo fim dos manicômios, e a favor da política nacional de saúde mental.
Em Iguatu o ato ocorreu por volta das 13h (14h, horário nacional de Brasília) na sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) e teve a presença de funcionários da rede, do NASF, da Secretaria de Saúde, usuários dos serviços de saúde mental, familiares e colaboradores.
Os defensores da campanha por desejarem avanços na rede de saúde mental nacional publicaram em páginas nas redes sociais: “Estamos vivendo um momento sombrio na Saúde Mental devido ao anúncio do ministro da saúde, Marcelo Castro, em audiência com os movimentos sociais, ocorrido na última quinta-feira, dia 10. O ministro anunciou a nomeação de um psiquiatra, amigo seu, para assumir a Coordenação Nacional de Saúde Mental, o que preocupa seriamente todos aqueles que lutaram por uma sociedade sem manicômios, devida sua trajetória profissional. O Sr. Valencius W. Duarte Filho foi diretor de um dos maiores Hospitais Psiquiátrico da América Latina, considerado um dos porões da loucura, atingindo entorno de 40 mil pessoas internadas, privadas de liberdade nesse terrível estabelecimento contra o qual estamos lutamos há três décadas. Defendemos a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), estabelecida com serviços e práticas que prezam pelo cuidado em liberdade das pessoas com transtorno mental, contra o retrocesso da Reforma Psiquiátrica”.
Esse foi o primeiro movimento e várias outras ações que já estão sendo elaboradas.
Clique abaixo e ouça as entrevistas:
Parte 1
Parte 2
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

