Ceará
Transplantes de coração superam número de 2014
Com 19 transplantes de coração no ano, número alcançado na madrugada desta quarta-feira, 18 de novembro, pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), o Ceará superou os 18 transplantes cardíacos realizados até o mês de novembro do ano passado. José Cláudio Brasiliense Canuto, 58 anos, funcionário público federal residente em Fortaleza, foi o 19° paciente submetido ao transplante cardíaco este ano. Portador de uma miocardiopatia dilatada grave, o paciente já não respondia mais ao tratamento e recentemente passou um período internado. “A doação chegou no último momento”, relata o cardiologista Gláuber Jean, do Hospital de Messejana. “José Cláudio já vivia uma vida muito limitada, com cansaço para realizar as atividades do cotidiano, como escovar os dentes”. A cirurgia foi realizada com sucesso pela equipe da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana. “O paciente está em recuperação no pós-operatório e reagindo bem, com situação de evolução estável”, informa o médico.
O Hospital de Messejana é referência nacional em transplante cardíaco e o único do Norte e Nordeste a realizar transplante cardíaco pediátrico. No ano passado o HM alcançou a marca de 300 transplantes cardíacos. Com isso, tornou-se o terceiro centro transplantador do país a atingir esse número, depois do Instituto do Coração (Incor) e do Instituto Dante Pazzanese, os dois de São Paulo. O primeiro transplante de coração do HM foi realizado em 1997. A partir de 1998, ano da implantação da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, foram realizados mais 330 transplantes, 19 deles em 2015. Caracterizado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação como Hospital de Ensino, a unidade integra também a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino, ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, compondo também a Rede Nacional de Hospitais Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Ceará realizou mais transplantes de janeiro a outubro deste ano que no mesmo período do ano passado. Em dez meses foram realizados 1.183 transplantes em 2015 e 1.163 em 2014, ano em que foi estabelecido o recorde de 1.399 transplantes. Os números parciais de novembro registram a realização de 1.236 transplantes até o dia 18 – 234 de rim, 6 de rim pâncreas, 19 de coração, 167 de fígado, 2 de pulmão, 68 de medula óssea (60 autólogos e 8 alogênicos), 715 de córnea, 13 de esclera e 12 de valva cardíaca. Até novembro, o número de transplantes de rim/pâncreas, coração e córnea é maior que no mesmo período de 2014 e o de medula óssea e valva cardíaca é maior que em todo o ano passado.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

