Tecnologia
Síndrome da vibração fantasma afeta principalmente universitários
Você já ouviu falar de síndrome da vibração fantasma? Pois é o mais novo distúrbio que assola boa parte da humanidade. Mas não fique preocupado: não tem nada a ver com tremedeira, nem assombrações. É apenas aquela sensação que todo usuário de smartphone já teve (você também, não negue) de que o celular está vibrando, mas não está.
O fenômeno já foi percebido há alguns anos, com a popularização dos dispositivos móveis. Muita gente passou a relatar que eventualmente sentia o aparelho vibrando no bolso e, ao checá-lo, nada havia acontecido. O primeiro registro do uso desse termo data de 2003, em um artigo publicado no New Pittsburgh Courier. Em 1996, uma tirinha do personagem Dilbert já havia mencionado essa mesma sensação, mas referindo-se aos antigos pagers, e a chamou de síndrome do pager fantasma.
Consultando os universitários
Agora, um estudo recente realizado em conjunto pelas Universidades de Indiana e Purdue descobriu que a síndrome é mais presente entre estudantes universitários, talvez por serem o público que mais utiliza os recursos de um smartphone. De acordo com a pesquisa, 258 participantes de um total de 290 estudantes de faculdades relataram sentir o efeito da vibração fantasma pelo menos uma vez a cada duas semanas.
Coisas da nossa cabeça
Foi percebido também que as pessoas que tinham maiores reações emocionais ao recebimento de mensagens de texto eram as mais afetadas pela síndrome. Isso dá uma ideia de que uma certa “obsessão” pelo uso de smartphones é o que causa essa sensação. A ansiedade por aguardar o recebimento de algum contato através do celular faz com que sintamos uma falsa vibração. Isso acontece, inclusive, com pessoas que sequer estão portando um dispositivo, mas estão distraídas e esquecem desse fato.
Apesar do estudo, ainda não é claro para os pesquisadores como essa síndrome, que parece inofensiva mas tem incomodado muita gente pra valer, pode ser tratada. Talvez a única saída seja controlar um pouco a ansiedade e dar menos bola para as mensagens que pipocam o dia inteiro (ou não) no celular.
Fonte: TECMUNDO
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

