Mundo
Sindicatos venezuelanos denunciam à OIT perseguição a funcionários que votaram em Capriles
[caption id="attachment_2504" align="alignleft" width="500"]
(Foto:Reprodução)[/caption]Sindicatos de trabalhadores venezuelanos apresentaram nesta segunda-feira (22), perante a Organização Internacional do Trabalho (OIT),
(Foto:Reprodução)
uma denúncia contra o governo do país por perseguições laborais a funcionários que votaram no candidato opositor Henrique Capriles, derrotado nas eleições do último 14 de abril pelo presidente Nicolás Maduro.
Entre as entidades sindicais estão o Sindicato Único Nacional de Empregados Públicos da Corporação Venezuelana de Guayana (Sunep-CVG) e o Sindicato Único de Trabalhadores da Industria Siderúrgica. Empresas estatais como a Petróleos de Venezuela (PDSVA), Companhia Anônima Nacional de Telefones, Petroquímica e a Corporação Elétrica Nacional também denunciaram casos de perseguição.
O documento enviado pelo secretário-geral do Sunep-CVG, Juan Gómez, denuncia que autoridades e dirigentes de sindicatos ligados ao governo despediram trabalhadores que não apoiaram Nicolás Maduro nas últimas eleições presidenciais. Segundo o sindicato, a demissão de funcionários “rebeldes” foi chamada pelo governo de “operação limpeza”.
“Isso vai contra o Convênio nº 111 da OIT, que proíbe a discriminação laboral e sindical por razões políticas e também vai contra a Constituição da República da Venezuela”, diz o documento apresentado à organização.
O pedido foi encaminhado ao diretor-geral da OIT, Guy Ryder. O sindicato pediu a “atuação urgente para evitar novas ações inconstitucionais sinalizadas pelo setor público nacional”.
Fonte: Agência Brasil
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil2 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Brasil2 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil2 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Ceará2 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Ceará3 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Ceará2 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil3 horas atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
