Cidadania
SAÚDE: Metade das crianças ainda não foram vacinadas contra a pólio
A campanha de vacinação contra poliomielite deste ano termina no dia 31 de agosto. Mas, até agora, quase metade do público-alvo estipulado pelo ministério da Saúde ainda não foi imunizado. Desde o início da Campanha Nacional contra a Pólio, iniciada no último dia 15, mais de seis milhões de crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos, tomaram a vacina.
O governo tem a meta de imunizar 12 milhões. Vale destacar que todas as crianças nesta faixa etária devem tomar a gotinha, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio. Neste caso, a dose serve como reforço, na proteção.
Segundo o ministério da Saúde, a campanha não vai ser prorrogada. Portanto, é importante que pais e responsáveis levem as crianças nos postos de vacinação até a próxima segunda-feira, data final da ação. A vacina tem quase 100 por cento de eficiência e pode ser aplicada mesmo em crianças com tosse, coriza, tinite ou diarreia. Em relação às crianças com infecções agudas, febre acima de 38 graus ou hipersensibilidade a algum componente da vacina, o ministério da Saúde aconselha uma avaliação médica. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave.
Na maioria dos casos, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, especialmente, por via oral. O último caso da doença no Brasil foi em 1989, segundo o governo.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

