Saúde
SUS: Portaria destina mais de R$ 39,8 milhões para custeio de cirurgias eletivas na região Nordeste

Os pacientes da região Nordeste que aguardam para fazer cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública devem ser beneficiados com um repasse de mais de trinta e nove milhões e oitocentos mil reais realizado pelo governo Federal.

Os pacientes da região Nordeste que aguardam para fazer cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública devem ser beneficiados com um repasse de mais de trinta e nove milhões e oitocentos mil reais realizado pelo governo Federal.
Esses recursos previstos em portaria do ministério da Saúde vão ser destinados aos estados e municípios para o custeio, ampliação da oferta e estímulo para a realização desses procedimentos. As cirurgias eletivas são aquelas que não são de urgência ou de emergência, que podem ser programadas, após exames médicos, como as de varizes, ortopédicas e de urologia, por exemplo. Segundo o ministério da Saúde, a medida deve contribuir para a redução de filas de espera nos hospitais públicos. Os valores disponibilizados foram definidos com base em estudo comparativo da frequência de cirurgias eletivas feitas em anos anteriores, como explica secretária de Atenção à Saúde do ministério da Saúde, Lumena Furtado.
“Esse recursos vêm para apoiar os estados e municípios que realizaram um número de cirurgias eletivas em um volume maior do que aquele que estava previsto no recurso federal já repassado a esses estados e municípios.”
Os estados da região Nordeste que vão receber os maiores montantes para o custeio e ampliação das cirurgias eletivas são Bahia, com doze milhões e meio de reais, Pernambuco, com mais de seis milhões e meio de reais, e Ceará, com mais de cinco milhões e oitocentos mil reais. De acordo com o ministério da Saúde, o número de cirurgias eletivas no Brasil cresceu mais de onze por cento em dois anos. Apenas no ano passado, foram realizados mais de dois milhões e trezentos mil procedimentos desse tipo na rede pública.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

