Conecte-se conosco

Dia-a-Dia com Maria

Dia-a-Dia com Maria: A maconha deve ser liberada?

O Brasil está preparado para a para a legalização da maconha? Quais seriam as consequências imediatas se isso ocorresse?

Publicado

on

O Brasil está preparado para a para a legalização da maconha? Quais seriam as consequências imediatas se isso ocorresse?

São perguntas que pairam numa linha de difícil resposta, tendo em vista a forma invasiva e dominadora que tem sido detectada no mundo do tráfico, mas, se depender da maioria da população do Rio de Janeiro, a maconha continuará sendo uma erva proibida. Pesquisa realizada pelo Instituto GERP, encomendada pelo jornal ‘O Dia’, aplicada em 870 pessoas do estado, entre os dias 18 e 23 de abril, revela que 69% dos entrevistados são contra a legalização da droga. Já os que defendem a liberação para qualquer finalidade somam 17% e, apenas para uso medicinal, 10%.

De acordo com a pesquisa, 56% dos que não aceitam a legalização apontam o aumento da violência como principal motivo da rejeição. Um grande contingente (42%) é contra por acreditar que a droga faz mal à saúde. Porém, a questão divide especialistas da área médica.

O coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria e Saúde Mental do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Miguel Chalub, afirma que a erva “é inofensiva” e não contém componentes químicos que causam dependência.

Já o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, defende que a maconha pode causar doenças mentais graves. “A droga desencadeia quadros de esquizofrenia, bipolaridade, transtornos depressivos e quadros psicóticos, como alucinações. Não se pode brincar com isso”, afirmou.

Para a juíza Maria Lúcia Karam, presidente da LEAP Brasil (Law Enforcement Against Prohibition), uma entidade internacional com sede nos EUA que combate a proibição de drogas, a questão deve ser pensada em torno da violência.

O diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo, Elisaldo Carlini, que não defende a legalização da droga para uso recreativo, é a favor do uso medicinal da substância. Segundo Carlini, o canabidiol é o melhor tratamento que existe atualmente para esclerose múltipla, mais que a própria morfina.

Para inspirar os responsáveis por essa decisão, é bom que se aborde o exemplo da Holanda que se arrependeu de ter liberado a maconha, aliás, 67% da população é, agora, a favor de medidas menos liberais.

Ao falar sobre política de drogas, o embaixador dos Países Baixos no México, Dolf Hogewoning, explicou que as pessoas do mundo têm preconceitos sobre Holanda que não são verdadeiros. Por exemplo, ao contrário da crença popular, a Holanda nunca legalizou a canábis.

O diplomata expôs quatro mitos sobre como este pequeno país europeu resolveu os problemas de consumo exagerado de maconha. Para a decepção de muitas pessoas que sonham em entrar no mundo misterioso das lojas de maconha, Hogewoning disse não há um coffee shop a cada esquina, como todo mundo pensa. Ele afirma que o número total é de cerca de 650 coffee shops em todo o país, ou seja, em 75% dos municípios da Holanda não há estabelecimentos deste tipo.

A maioria desses estabelecimentos estão concentrados nas áreas urbanas de Amesterdam, Roterdam, Haia e na região de fronteira do sul, e todos sob certas regras: é proibido anunciar, vender drogas pesadas , alterar o entorno ou perturbar a ordem pública, a entrada e/ou venda para menores de 18 anos e a respeitar a quantidade máxima para a venda de cinco gramas por pessoa por dia. 

Como em vários estados dos EUA, a canábis medicinal pode ser adquirida mediante prescrição desde 2003. O cultivo, processamento e embalagem são feitas de acordo com normas farmacêuticas e são supervisionados pelo Gabinete de Canábis Medicinal (BMC).

Uma questão importante é o equilíbrio entre a saúde e a ordem pública. Se a política de drogas é demasiado repressiva e coloca muita ênfase sobre a ordem pública, a população de usuários pode se tornar invisível e, portanto, medidas de saúde pública, como a prevenção e controle de doenças infecciosas, seria muito mais difícil”.

A legalização no Uruguai

A nova lei prevê que o governo uruguaio controle rigorosamente toda a cadeia de produção, comercialização e venda de maconha. Para isso, criaram o Instituto de Regulação e Controle de Canábis (IRCCA), que concederá permissões pra indivíduos ou empresas para o cultivo e comercialização da maconha medicinal, recreativa, industrial e científica.

A norma proíbe qualquer publicidade de produtos de canábis, além de que o governo irá promover campanhas educativas e publicitárias para sensibilizar o público sobre os riscos de seu uso e evitar o abuso de drogas.

“Para nós é um problema de saúde pública, um problema de como atendemos os viciados no Uruguai. Estamos convencidos de que a existência do problema de invisibilidade não ajuda, temos que torná-los visíveis com uma política de saúde clara, legal e que permite a interação de direitos individuais através de uma gama de interesses da sociedade”, finaliza Canepa.

 

Acessível em: http://growroom.net/2013/10/08/holanda-uruguai-e-portugal-desmentem-mitos-sobre-legalizacao/

Acessível em: http://blog.comshalom.org/carmadelio/37718-holanda-arrependida-liberacao-maconha-

prostituicao-67-populacao-favor-medidas-liberais

Acessível em: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&es_th=1&ie=UTF-8#q=holanda%20drogas%20consequencias&es_th=1

 

*Mariazinha é Servidora do IFCE Campus Iguatu e Advogada

 

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu2 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu2 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias2 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará3 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo3 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia3 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu4 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias5 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias5 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias5 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias5 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.