Regional
Acopiara realiza a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDICA, realizou nesta sexta-feira (27), no Centro Pastoral, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acopiara. O tema proposto para este ano, em que se comemoraram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Conselhos de Direito”.
A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDICA, realizou nesta sexta-feira (27), no Centro Pastoral, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acopiara. O tema proposto para este ano, em que se comemoraram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Conselhos de Direito”.
A conferência tem caráter sensibilizador e mobilizador da sociedade para a construção das políticas públicas na área, em um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora. Todo cerimonial foi conduzido pelas crianças participantes do Núcleo da Criança e do Adolescente – NUCA, Gerônimo Rodrigues e Maria Lorrah, que apresentaram o Coral Anjos Cantores do Serviço de Convivência da STDS e a dança dos alunos da Escola Municipal Serafim de Souza Lima.
A secretária da STDS, Marlucy Holanda, referiu-se às ações voltadas à criança e ao adolescente como prioritárias para a gestão municipal. “Estamos sensibilizados em fortalecer a articulação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e todo sistema de garantia de direitos dos nossos jovens”.
Em dezembro de 2014 aconteceram as conferências livres nos distritos de Santa Felícia, Santo Antonio, Isidoro, São Paulinho e Trussu, também sede e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, com participação de grêmios estudantis e NUCA.
Elvira Fernandes, presidente do CONDICA, destacou o momento de definir eixos, diretrizes e objetivos estratégicos que promovam o fortalecimento dos conselhos de direito. “Já evoluímos muito na garantia de direitos para grande transformação que passa o município dando reconhecimento do que Acopiara faz por suas crianças e adolescentes ouvindo e respeitando suas opiniões, além de lhes dar a dignidade necessária”.
Após os pronunciamentos foi lido o regimento interno e a assistente social Rita Nunes proferiu a conferência magma. “É um espaço decisório que proporciona, por meio da participação popular, as soluções mais adequadas para as principais questões voltadas às crianças e aos adolescentes”, destacou.
Na segunda parte desta V Conferência Municipal, foram decididos os grupos de trabalhos com a sequência de debates e eleição das propostas.
Informações: Prefeitura de Acopiara/Assessoria de Comunicação
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

