Iguatu
Iguatu figura entre os 3 municípios mais endividados do Ceará, aponta Ranking da CLP
O município de Iguatu aparece em terceiro lugar no ranking de endividamento entre as cidades cearenses, conforme o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No recorte de endividamento — um dos pilares que compõem o indicador de sustentabilidade fiscal — Iguatu obteve índice de 22,64, ficando atrás apenas de Juazeiro do Norte e Pacatuba no Estado.
O indicador de endividamento mede a razão entre a dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida do município, refletindo o grau de compromisso financeiro em relação ao que a administração local efetivamente dispõe para custear políticas públicas e honrar seus gastos. Quanto mais próximo de 100, melhor o desempenho fiscal.
A posição de Iguatu neste ranking evidencia um cenário de pressão fiscal na cidade. Estar entre os municípios cearenses com maiores níveis de endividamento indica que uma parte significativa da receita corrente pode estar comprometida com o serviço da dívida, reduzindo a capacidade de investimento em serviços essenciais e infraestrutura urbana.
Comparativamente, Juazeiro do Norte lidera o ranking estadual com índice de 16,63, seguido por Pacatuba com 19,50 — ambos com comprometimento financeiro ainda mais elevado que o de Iguatu.
Esse desempenho no Ranking de Competitividade dos Municípios contrasta com aspectos positivos em outras áreas de gestão. Por exemplo, Iguatu foi recentemente destaque nacional em sustentabilidade em outra avaliação de gestão pública, o Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, indicando que há avanços em práticas administrativas e políticas públicas que podem contribuir para a recuperação fiscal.
A participação do município no ranking da CLP faz parte de um estudo que analisou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, considerando indicadores que abrangem sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, educação, saúde, inovação e economia local.
Em síntese, a posição de Iguatu no ranking de endividamento destaca o desafio fiscal enfrentado pela cidade e aponta para a necessidade de políticas que equilibrem melhor receitas e despesas, ampliem a arrecadação própria de forma sustentável e fortaleçam a gestão orçamentária para promover maior capacidade de investimento público.
.Municípios cearenses mais endividados em 2025
- Juazeiro do Norte – 16,63
- Pacatuba – 19,50
- Iguatu – 22,64
- Caucaia – 23,32
- Fortaleza – 23,49
- Itapipoca – 24,15
- Quixeramobim – 24,77
- Maracanaú – 25,19
- Sobral – 27,56
- Aquiraz – 29,35
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu4 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Esportes2 semanas atrásEspanha vence a França novamente e chega à terceira eliminação consecutiva dos franceses em semifinais
-
CeLELEbridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásTécnica de enfermagem é presa após tentar retirar recém-nascida escondida em bolsa em maternidade no Piauí
-
Esportes2 semanas atrásRonaldinho Gaúcho no futebol italiano aos 46 anos? Rumor viral toma conta das redes durante a Copa do Mundo
