Noticias
Trabalhadores podem acionar Ministério do Trabalho em caso de atraso no 13º salário
Os trabalhadores que não receberem a primeira parcela do 13º salário até 30 de novembro podem registrar denúncia contra o empregador junto ao Ministério do Trabalho já no dia seguinte ao vencimento. O mesmo se aplica à segunda parcela, cujo prazo é 20 de dezembro, garantindo que os empregados possam exigir o pagamento dentro dos prazos legais.
De acordo com Luís Freitas, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e chefe da Fiscalização no Ceará, as denúncias podem ser feitas presencialmente, mediante agendamento, ou pelo site do Ministério, buscando por “denúncia trabalhista”. Ele ressalta que esses casos recebem prioridade na fiscalização por se tratarem de salários, que são direitos fundamentais do trabalhador.
No Ceará, mais de 200 denúncias de atraso ou não pagamento do 13º foram registradas no ano passado, resultando em 54 autuações confirmadas. Além disso, empregadores que pagam o 13º em parcela única em dezembro, sem previsão em convenção coletiva, também estão sujeitos a multa, por descumprirem a obrigatoriedade do adiantamento até 30 de novembro.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

