Iguatu
Ex-prefeito Aderilo Alcântara cobra esclarecimentos sobre UTI Neonatal do Hospital Regional de Iguatu
Iguatu (CE) 16 de setembro de 2025 – Em entrevista ao podcast Baião de Dois, o ex-prefeito Aderilo Alcântara afirmou que a UTI Neonatal do Hospital Regional de Iguatu foi construída, equipada e inaugurada em 2016, último ano de sua gestão, mas nunca entrou em funcionamento.
Segundo Aderilo, a unidade foi erguida no terceiro pavimento do hospital, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura. A não utilização teria ocorrido porque, em período eleitoral, não era possível contratar médicos e demais profissionais necessários.
“Nós construímos, equipamos e inauguramos. A partir de 2017, a gestão seguinte precisava apenas contratar a equipe e colocar para funcionar. Infelizmente, até hoje não se sabe nem onde estão os equipamentos”, disse.
Aderilo relacionou o assunto ao caso recente da morte do bebê Heytor, que gerou grande repercussão em Iguatu. Para ele, a UTI Neonatal poderia evitar a perda de muitas vidas de recém-nascidos que precisam ser transferidos para Fortaleza ou Cariri por falta de leitos.
O ex-prefeito ainda criticou a retenção de repasses ao Hospital e Maternidade Agenor Araújo, o que pode comprometer a inauguração da UTI Pediátrica, prevista para 12 de outubro.
Aderilo se colocou à disposição para apresentar documentação e reforçou que saúde não deve ser tratada como disputa política:
“Saúde não tem partido. A população precisa de respostas.”
A Secretaria de Saúde, a direção do Hospital Regional de Iguatu e o ex-prefeito Ednaldo Lavor ainda não se manifestaram sobre as declarações.
ENTREVISTA COMPLETA NO LINK ABAIXO
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Ceará11 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Brasil2 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil2 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Brasil2 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Ceará2 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Ceará2 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil11 horas atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
