Ceará
Furtos de cabos deixam 248 mil imóveis sem energia no Ceará em 2025, aponta Enel
Mais de 248 mil imóveis no Ceará ficaram sem energia, em algum momento do primeiro semestre de 2025, devido a 682 ocorrências de furto de cabos elétricos, conforme informou a Enel Distribuição Ceará. Como resposta às ações criminosas, houve um aumento expressivo nas apreensões de fios — crescimento de 654% — e a polícia capturou 172 suspeitos envolvidos nesses crimes. Os furtos de cabos elétricos continuam sendo um desafio significativo para o fornecimento de energia no Estado.
Em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 445 ocorrências, os furtos de cabos aumentaram 53,2% em 2025. Apesar disso, o número de imóveis impactados caiu 36,8%, passando de 393 mil no primeiro semestre de 2024 para 248 mil neste ano. Esse dado indica que, mesmo com o aumento dos crimes, as ações de contenção e resposta da concessionária podem ter mitigado parcialmente os impactos sobre os consumidores.
A capital Fortaleza concentra cerca de 33% dos imóveis afetados pelas quedas de energia provocadas por esse tipo de crime. Aproximadamente 81 mil imóveis na cidade ficaram sem fornecimento elétrico em 2025, uma leve redução em relação aos 84 mil registrados no mesmo período do ano anterior. Para o gerente de Manutenção da Enel Ceará, Marcelo Gomes, o cenário é cada vez mais desafiador, já que as quadrilhas estão mais especializadas, conhecendo o sistema e operando sem sofrer choques, o que torna a atuação criminosa mais eficiente e difícil de combater.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

