Noticias
Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química
O Ceará se destacou na 59ª edição da Olimpíada Internacional de Química Mendeleev (IMChO-59), realizada pela primeira vez no Brasil. Dos 15 estudantes que representaram o país, 10 eram cearenses, e sete deles conquistaram medalhas de bronze. No total, o Brasil levou oito medalhas na competição, que é considerada uma das mais exigentes da área de química no mundo.
O evento foi sediado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reuniu cerca de 200 estudantes do ensino médio de 40 países. Esta edição teve caráter histórico não só por acontecer em solo brasileiro, mas também pela estreia de países latino-americanos como Bolívia, Honduras, México, Peru e Venezuela. Os jovens medalhistas cearenses foram Vinicius Queiroz Dias, Ian Barreto, João Lucas Santos Vieira, Arthur Barroso Uchoa, Cristian Levi de Souza Silveira, Luís Cláudio de Sá Cavalcante Generoso e Paulo Vinícius de Azevedo. O oitavo brasileiro premiado foi Daniel Suda, de São Paulo.
A IMChO desafia os participantes com provas teóricas e práticas em diversas áreas da química e ciências da vida. A edição de 2025 distribuiu 113 medalhas de bronze, 57 de prata e 19 de ouro, além de prêmios especiais como o Prêmio Acadêmico Valery Lunin. Na cerimônia de abertura, realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, autoridades nacionais e internacionais prestigiaram o evento, que também celebrou a cultura brasileira com apresentações artísticas. Para a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, o desempenho dos jovens cearenses reforça a força da educação pública e o talento científico nacional.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

