Iguatu
Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu
IGUATU-CE, 03/05/2025 – A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu (SPUMI), Sayonara Fernandes, fez uma grave denúncia envolvendo a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 2 de maio, ao podcast Baião de Dois, do canal Sem Meias Verdades, a sindicalista afirmou que o servidor Áriston Alves Bandeira ocupa, de forma irregular, o cargo comissionado de Diretor de Equipamentos Sociais.
Segundo Sayonara, o cargo exercido por Áriston exige, conforme as normativas federais da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a comprovação de curso superior, além de ser uma função técnica destinada exclusivamente à coordenação de equipamentos da rede socioassistencial municipal, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
“A pergunta que não quer calar é: qual o curso superior do senhor Áriston Bandeira? E qual o equipamento ele coordena?”, questionou a presidente do SPUMI, destacando que a função é regulamentada e não pode ser ocupada de maneira genérica ou política.
A sindicalista também denunciou que, na prática, Áriston não atua junto a nenhum CRAS, mas exerce a função de chefe do setor de transportes da prefeitura, o que configura desvio de função. “Ele está nomeado em um cargo da Assistência Social, mas quem chega lá sabe que ele manda mesmo é no transporte. A escolha foi feita apenas porque o salário desse cargo é maior”, denunciou.
A declaração gerou repercussão nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a legalidade da nomeação, além de suscitar dúvidas sobre a correta aplicação dos recursos públicos e o respeito às normativas que regem a política de assistência social.
O SPUMI deve encaminhar um pedido formal de esclarecimentos ao município, solicitando:
-
A comprovação de nível superior do servidor, conforme exigido pela legislação específica;
-
A informação sobre qual CRAS ou outro equipamento socioassistencial se encontra sob a responsabilidade direta do nomeado.
A denúncia também poderá ser levada ao conhecimento do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, caso a gestão municipal não apresente justificativas plausíveis ou medidas corretivas.
Até o momento, a Prefeitura de Iguatu não se manifestou oficialmente sobre as acusações.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

