Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Publicado

on

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente, pois está diretamente ligada ao aumento do risco de diversas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardiovasculares. Além disso, crianças que enfrentam a obesidade têm maior probabilidade de desenvolver transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, afetando seu bem-estar e qualidade de vida.

No Brasil, cerca de três em cada dez crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso, segundo o Ministério da Saúde. Estudos do Atlas Mundial da Obesidade e da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, até 2030, o país ocupará a quinta posição no ranking de nações com maior número de crianças e adolescentes obesos. Sem medidas efetivas, há pouca perspectiva de reversão desse cenário preocupante.

Uma pesquisa do Instituto Karolinska, na Suécia, publicada no JAMA Pediatrics, reforça a importância do tratamento precoce da obesidade infantil. O estudo revelou que crianças que passam por intervenções eficazes apresentam redução significativa no risco de doenças como diabetes, dislipidemias e hipertensão, além de menor necessidade de procedimentos como a cirurgia bariátrica. Além disso, a remissão completa da obesidade infantil pode diminuir em até 88% o risco de mortalidade prematura na vida adulta, evidenciando a urgência de diagnósticos e tratamentos adequados desde cedo.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.