Ceará
Estudo da UFC descobre que ácido contido no café e do feijão verde pode prevenir déficits de memória
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que um ácido presente em diversos alimentos, como café e feijão verde, pode prevenir déficits de memória. Esse ácido, conhecido como ácido clorogênico, também é encontrado em frutas cítricas e é um polifenol com comprovadas propriedades neuroprotetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias.
No Brasil, mais de um milhão de pessoas vivem com a doença de Alzheimer, um transtorno que registra cerca de 100 mil novos casos anualmente, segundo o Ministério da Saúde. Os pesquisadores da UFC decidiram investigar se o ácido clorogênico poderia atenuar os efeitos da doença. Para isso, induziram sintomas da doença em camundongos e testaram o tratamento com o ácido.
Os resultados mostraram que a substância protegeu os camundongos da morte neuronal, reduziu a neuroinflamação associada à doença e aumentou o fator de crescimento de uma proteína crucial para o desenvolvimento, crescimento e manutenção dos neurônios.
A pesquisa sugere que o ácido clorogênico pode ser utilizado como um tratamento complementar à terapia padrão, com o objetivo de reduzir a dosagem ou os efeitos colaterais.
“A terapia adjuvante também visa atuar em outras vias relacionadas à doença. No caso do Alzheimer, o tratamento com o ácido poderia diminuir a neuroinflamação, reduzir o estresse oxidativo e melhorar a sinalização da insulina, mitigando o processo de morte neuronal que acompanha a doença”, explica Jéssica Rabelo Bezerra, autora da tese de doutorado em Farmacologia que fundamentou o estudo.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

