Brasil
Desastre da Braskem afeta pescadores
A Lagoa Mundaú, em Maceió, é um importante ecossistema e fonte de renda para centenas de pescadores que vivem da captura de peixes e mariscos. Porém, a lagoa está ameaçada pelo risco de desabamento de uma mina de sal-gema explorada pela Braskem, que já causou afundamentos em outras áreas da cidade.
Por causa desse perigo, a Capitania dos Portos proibiu o tráfego de embarcações em grande parte da lagoa, impedindo que os pescadores realizem seu trabalho. Essa medida, que é inédita desde o início da crise em 2018, gerou desespero e revolta entre os trabalhadores, que já sofriam com o assoreamento e a poluição da lagoa.
Os pescadores relatam que a produção de pescado vem diminuindo nos últimos 10 anos e que agora estão tendo que ir para locais mais distantes para pescar. Eles reclamam que as cestas básicas que receberam não são suficientes para garantir sua sobrevivência e que querem mais responsabilidade das autoridades.
Além da perda econômica, os pescadores também temem pela sua segurança, pois moram ao redor da lagoa e podem ser atingidos por um eventual desabamento da mina. Eles pedem a realocação dos Flexais, comunidades no bairro de Bebedouro, e o pagamento de um auxílio ou seguro defeso que compense sua situação.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

