Brasil
Projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional é aprovado na Câmara
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pode se tornar um feriado nacional em breve. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que propõe essa mudança na última quarta-feira, 29. O texto segue agora para a sanção do presidente.
A proposta teve 286 votos favoráveis e 121 contrários. Ela visa reconhecer a importância histórica e cultural dos afro-brasileiros para o país. O dia 20 de novembro já é celebrado em alguns estados e municípios como feriado ou ponto facultativo.
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, um dos principais líderes do Quilombo dos Palmares. Ele nasceu em 1655 e morreu em 1695, lutando contra a escravidão no Nordeste. O Quilombo dos Palmares foi uma comunidade formada por escravos fugidos que resistiu por quase um século.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A lei tem como objetivo promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, bem como valorizar a sua contribuição nas áreas social, econômica e política.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

