Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Brasil quer liderar nova globalização sustentável no G20

Publicado

on

O Brasil assumirá a presidência do G20, o principal fórum de discussões entre as 20 maiores economias do mundo, em 1º de dezembro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o país usará o mandato para propor uma “reglobalização sustentável”, que inclui a reforma de instituições multilaterais e a transição energética.

Haddad falou na reunião de instalação da Comissão Nacional do G20, que coordenará as 104 reuniões previstas para o ano do mandato brasileiro. A mais importante será a Reunião de Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, em novembro de 2024. O ministro destacou que o G20 é o fórum com mais impacto no mundo e onde o Brasil pode destravar questões fundamentais.

O ministro criticou a globalização das décadas de 1990 e 2000, que resultou em concentração de renda, desigualdade entre os países e mudança climática. Ele defendeu uma nova globalização, que coloque questões socioambientais no centro das preocupações e evite a fragmentação e o protecionismo da economia mundial.

Segundo Haddad, o Brasil não teme a globalização, mas quer que ela seja feita de outra maneira. Ele disse que o país tem uma visão estratégica de recuperar o multilateralismo e a integração entre as nações, mas sem repetir o erro de desregulamentar o sistema financeiro internacional, que gerou a crise de 2008.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA