Brasil
Fungos da Amazônia podem ser usados para combater o mosquito da dengue, diz estudo da UFAC
Um estudo da UFAC mostrou que fungos da Amazônia podem matar as larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. A pesquisa, publicada na revista Brazilian Journal of Biology, testou 23 espécies de fungos coletados do solo da floresta.
O autor do estudo é Gleison Rafael Queiroz Mendonça, engenheiro florestal, biólogo e doutorando em biodiversidade e biotecnologia. Ele obteve as larvas do mosquito em áreas próximas às casas na cidade de Rio Branco, no Acre.
O experimento durou dois anos e foi divulgado no dia 27 de outubro. A ideia é desenvolver um inseticida natural e seguro contra o Aedes aegypti, usando substâncias da floresta que já estão adaptadas ao ambiente.
O inseticida pode ser mais eficiente que os outros tipos, pois os fungos são capazes de infectar e matar as larvas do mosquito rapidamente. Além disso, o inseticida pode ser mais sustentável e menos tóxico para o meio ambiente e para as pessoas.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

