Brasil
Brasil tem 1,5 milhão de trabalhadores de aplicativos, diz IBGE
Uma pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 25 de outubro revela que, no final do ano anterior, o Brasil contava com aproximadamente 1,5 milhão de profissionais atuando por meio de aplicativos de prestação de serviços. Essa categoria abrange motoristas, entregadores de alimentos e outros profissionais.
De acordo com o levantamento do IBGE, esse grupo de trabalhadores representava 1,7% da força de trabalho no setor privado, que totalizava 87,2 milhões de pessoas.
No âmbito dos trabalhadores que utilizam aplicativos para oferecer serviços, destacam-se motoristas, principalmente do sexo masculino, com idades entre 25 e 39 anos, e com educação no nível médio completo ou superior incompleto.
O estudo do IBGE também revela que quase metade dos profissionais que atuam por meio de aplicativos (47,2%) está envolvida no transporte particular de passageiros, excluindo táxis. Em termos absolutos, essa parcela corresponde a 704 mil motoristas. Em seguida, temos os trabalhadores que prestam serviços de entrega de comida e outros produtos, representando 39,5% do total, ou seja, 589 mil profissionais. Os motoristas de táxi constituem 13,9%, o que equivale a 207 mil pessoas, e os trabalhadores de aplicativos que oferecem serviços gerais ou profissionais representam 13,2%, com 197 mil indivíduos atuando nessa categoria.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

