Brasil
Auxílio doença sem perícia: INSS adota medida para reduzir fila de espera
O INSS pode conceder o auxílio doença apenas com a análise de documentos médicos, sem a necessidade de perícia presencial. Essa é uma medida do Ministério da Previdência Social para enfrentar a grande demanda de pedidos de auxílio por incapacidade temporária.
Mais de 1,1 milhão de trabalhadores formais esperam pelo auxílio. Mais da metade ainda não tem data para a perícia. O ministério publicou uma portaria no DOU na semana passada para regulamentar a concessão do benefício.
O segurado do INSS deve enviar toda a documentação, com assinatura de profissionais registrados, pela plataforma Atestmed. Em caso de acidente de trabalho, também deve apresentar a CAT. Se os documentos estiverem corretos, o auxílio doença será concedido sem a avaliação da Perícia Médica Federal.
O governo também busca outras formas de diminuir a fila do auxílio doença, como ligar para os assegurados para antecipar as perícias. Outra ação é pagar bônus aos peritos e servidores por produtividade.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

