Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Prefeito de Acopiara é afastado em meio a operação do MP que investiga fraudes

Publicado

on

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil do Ceará e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) estão cumprindo mandados de busca e apreensão em Acopiara. A operação investiga contratos fraudulentos envolvendo o prefeito afastado da cidade, Antônio Almeida Neto (MDB), sua chefe de gabinete, Antônia Verbeane de Almeida, e pelo menos oito secretários.

As investigações começaram após vereadores da cidade apresentarem denúncias de irregularidades e supostas práticas criminosas na Prefeitura de Acopiara. A operação investiga contratações irregulares de servidores por meio de cooperativas e empresas que atuam em Aracoiaba. Além do afastamento do prefeito por 180 dias, determinado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Justiça também ordenou que a prefeitura não contrate profissionais por meio dessas empresas investigadas.

A vice-prefeita, Ana Patrícia Barbosa, foi empossada pelo presidente da Câmara Municipal de Acopiara. Até o momento, a Prefeitura de Acopiara não se manifestou sobre o assunto.

Anteriormente, em outubro de 2022, uma operação do Ministério Público já havia afastado Antônio Almeida Neto e outros membros do governo municipal suspeitos de envolvimento em corrupção. Na época, cinco pessoas foram acusadas de participar em um esquema de fraude em licitações no valor de mais de R$ 2 milhões.

Em março de 2023, a decisão de afastamento foi revogada pela desembargadora Silvia Soares de Sá Nóbrega, que anteriormente havia determinado o afastamento do então prefeito por seis meses e de outros funcionários públicos.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA