Noticias
Teste brasileiro detecta malária no sangue de doadores assintomáticos
O teste Kit Nat Plus, desenvolvido pela Bio-Manguinhos/Fiocruz, tem desempenhado um papel fundamental nos hemocentros que fornecem sangue e seus derivados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desde setembro de 2022, esse teste revolucionário conseguiu identificar material genético do plasmódio, o protozoário causador da malária, em seis bolsas de sangue doadas por indivíduos assintomáticos.
Essa conquista é de extrema importância, uma vez que o Kit Nat Plus se tornou o primeiro teste capaz de detectar a malária em larga escala e de maneira acessível. Por um lado, essa tecnologia aumenta significativamente a segurança daqueles que necessitam receber componentes sanguíneos em transfusões. Por outro lado, ela permite que os hemocentros associados ao SUS, principalmente fora da região Norte do país, aceitem doações de sangue de pessoas que antes eram impedidas de doar.
O reconhecimento da pesquisa por trás do Kit Nat Plus foi evidenciado com a conquista do Prêmio Oswaldo Cruz, durante o International Symposium on Immunobiologicals, promovido pela própria instituição. Esse é um marco significativo na luta contra a malária, visto que esse teste pioneiro torna possível a detecção precoce da doença em doadores assintomáticos, beneficiando não apenas os receptores de transfusões sanguíneas, mas também ajudando a ampliar o acesso à doação de sangue em todo o país.
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais
-
Ceará1 semana atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas

