Noticias
Aumento de preço de alimentos puxa inflação para famílias de baixa renda no Nordeste, aponta pesquisa
O Índice de Preços ao Consumidor Regional (IPC-Regional) divulgado nesta terça-feira (9) mostra que a região Nordeste registrou a inflação mais alta para as famílias de baixa renda, ou seja, aquelas que possuem renda de até 1,5 salário-mínimo mensal. Segundo a pesquisa, no período entre janeiro de 2020 e março de 2023, a inflação para essas famílias na região aumentou 26,46%.
Além disso, a pesquisa mostra que o aumento nos preços dos alimentos, que representam uma parcela significativa do orçamento dessas famílias, foi ainda mais elevado. A alimentação registrou um aumento de 43,24%, muito acima da inflação registrada no período.
Esses dados reforçam a necessidade de políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, como programas de assistência social, além de investimentos em infraestrutura e educação, para a criação de empregos e aumento da renda, contribuindo para a redução da desigualdade social e para um maior equilíbrio no desenvolvimento regional do país.
O estudo selecionou dez alimentos relevantes na despesa com gêneros alimentícios, que apresentaram aumento muito acima da inflação média. São eles:
Óleo de soja (119,02%)
Arroz (80,41%)
Milho de pipoca (76,46%)
Farinha de mandioca (74,45%)
Açúcar cristal (59,71%)
Margarina (59,43%)
Linguiça (58,49%)
Ovos (56,48%)
Leite em pó (54,05%)
Pão francês (46,37%)
Ouça o nosso Podcast!
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

