Mundo
Guerra na Ucrânia já custou 100 bilhões de euros à Alemanha
O presidente do instituto econômico alemão DIW, Marcel Fratzscher, em entrevista publicada nesta segunda-feira (20/2) pelo jornal Rheinische Post, traçou um quadro preocupante da situação no país.
“A guerra na Ucrânia e a consequente explosão dos custos de energia custaram à Alemanha quase 2,5% de seu produção econômica em 2022, ou 100 bilhões de euros. Esses custos continuarão a crescer nos próximos anos.”
“A Alemanha é economicamente mais afetada pela crise porque era mais dependente da energia russa, tem alta proporção de indústria de consumo energético intenso e é extremamente dependente de exportações e de cadeias de suprimentos globais”, explicou.
Não ocorreram danos a Alemanha como local de negócios, mas se as empresas não acelerarem a transformação ecológica, econômica e digital, terá, avaliou Fratzscher.
Uma desvantagem competitiva nos próximos 10 anos, crê ele que continuarão sendo os preços mais altos da energia, o que políticos e empresas terão de compensar com mais inovação e produtividade.
-
Ceará2 dias atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Brasil2 dias atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
-
Brasil2 dias atrásMais de 1 milhão de eleitores justificaram ausência no segundo turno até as 9h, informa TSE
-
Brasil2 dias atrásSegundo turno tem 58 ocorrências policiais e substituição de 900 urnas no Brasil
-
Brasil3 dias atrásBrasil identifica indícios de minerais como cobre, ouro e prata no fundo do Atlântico
-
Brasil2 dias atrásAPURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2026-SEGUNDO TURNO
-
Brasil2 dias atrásLula e Flávio Bolsonaro votam no segundo turno das eleições 2026
-
Mundo3 dias atrásFeira na China apresenta tecnologias para tarefas domésticas e cuidados com a saúde
