Iguatu
Denúncia sobre atrasos salariais no HRI é transferida para apuração pela Secretaria Executiva das Promotorias
Apresentada junto Ministério Público Estadual, por meio da sua Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Iguatu, a denúncia, que evidencia a crise na saúde pública da cidade, mudou de setor. A novidade foi anunciada na última semana através de despacho assinado pela promotora Lucy Antoniele Domingos.
O documento foi remetido a Secretaria Executiva das Promotorias, que conforme o órgão, possui maior capacidade técnica para apuração dos fatos em uma eventual provocação da justiça, assim como responsabilização nos casos de ilegalidades.
Denúncia
O Hospital Regional de Iguatu (HRI), vem sendo o maior alvo das reclamações da população. Falta de insumos, atrasos salariais com cooperados contratados pela secretaria local, falta de profissionais especialistas e corpo diretivo de equipamentos de saúde, estão sendo apontadas na denúncia junto ao órgão ministerial.
Poder Público
Na terça-feira, 07, Tânia Mara Coelho, secretária de saúde do estado, recebeu Marleuda Gonçalves, secretária da pasta municipal, e o deputado Marcos Sobreira (PDT).
A pasta local, assegura que o poder público municipal faz investimentos na unidade acima do teto. “Pudemos mostrar nossa capacidade de habilitação de novos serviços, e mostramos, números do HRI de porta de entrada, e de cirurgias. Mostramos os custos operacionais com despesas e receitas. Custeamos 30% da saúde sendo que nossa obrigação é de 15%. Solicitamos que o estado possa vir a cidade acompanhar tudo, com uma visita técnica”, afirmou.
O poder público e a base governista relacionam o problema à defasagem dos recursos em relação ao atual custeio de insumos e corpo de trabalho. Alegam-se ainda atrasos de repasses do Governo do Estado que atrapalharam a agenda de pagamento elaborada pela Prefeitura através da Secretaria da Saúde.
Em outros momentos foi tentada uma articulação em busca de um pacto financeiro com os demais municípios da região, mas sem sucesso.
-
Ceará4 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu3 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará3 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo4 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE
-
Brasil3 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF

