Iguatu
Vigilância Sanitária de Iguatu realiza nova reunião sobre comercialização de carnes no Mercado Público
A Vigilância Sanitária de Iguatu coordenou nessa manhã de quinta-feira, 19, uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde com representação de diversas entidades para tratar da comercialização de carnes no Mercado Público. Foram encaminhadas denúncias de que os produtos não estariam aptos para consumo humano. Com isso a VSI realizou a fiscalização e levou o caso aos envolvidos.
Essa foi a segunda reunião neste ano sobre o assunto. Nesse novo momento, estavam presentes representantes da ADAGRI, das secretarias de Saúde e da Agricultura, do Poder Executivo, do Abatedouro Público, da Associação de Marchantes e da Vigilância Sanitária do Estado.

Paulo Régis, diretor do Abatedouro Público de Iguatu (Foto: Daniela Lima, Mais FM/TV Mais)
“Essa reunião já é uma vitória. Tá com 8 anos que eu tô lá – abatedouro, e nunca teve um negócio desse. Eu posso dar a relação dos animais abatidos por dia. O administrador do Mercado podia passar lá – nos boxes, e conferir de um por um, se não tiver igual é porque tá errado. ” Enfatizou o Sr. Paulo Régis, diretor do Abatedouro Público de Iguatu.
“A ADAGRI pode ajudar a entender os dados. Se forem emitidas 500 GTAs – Guia de Trânsito Animal, no mês e só foram abatidos 200 animais, 300 são clandestinos. ” Disse Luenny Carla veterinária responsável pela inspeção dos animais que chegam e saem do Abatedouro de Iguatu.
Para a presidente da Associação dos Marchantes, Elenilda Tavares, o que poderia coibir a prática de comercializar a “carne de moita” era ir direto no local, identificar e punir o responsável. “A gente sabe que o local mais visado é o mercado, por ser público, mas a gente sabe que não é só de lá – carnes sem a procedência comprovada. Tem que punir de forma individual, porque as coisas vêm de longe, no mercado tem que ter pulso. ”
Como encaminhamento foi agendada uma nova reunião para o mês de março com mais órgãos para traçarem um plano de ação referente ao caso.

(Foto: Daniela Lima, Mais FM/TV Mais)
Confira entrevista com Samuel Bezerra, coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatu:
-
Noticias2 semanas atrásMP de Iguatu pede investigação policial sobre fundição após novas denúncias de moradores em Iguatu
-
Noticias1 semana atrásPonte de mais de R$ 2,3 milhões desaba antes da inauguração em Nova Russas, no Ceará
-
Noticias1 semana atrásJustiça aceita denúncia contra ex-marido de Maria da Penha por ataques e campanha de ódio
-
Noticias1 semana atrásBrasil já registrou 140 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026
-
Noticias1 semana atrásWhatsApp anuncia ferramenta de controle parental para contas de menores de 13 anos
-
Noticias1 semana atrásGoverno cria monitoramento do mercado de combustíveis após tensão no Oriente Médio
-
Noticias1 semana atrásFunceme emite alerta de chuvas intensas para 51 municípios do Ceará nesta quinta (12)
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprova projeto que permite a mulheres portar spray de pimenta para defesa pessoal


