Iguatu
Dia do Estudante: Comemorações e Luta por melhorias na educação
História. No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda,posteriormente o de Olinda foi transferido para Recife. Naquele momento, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
História. No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda,posteriormente o de Olinda foi transferido para Recife. Naquele momento, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Em entrevista a Rádio Educativa Mais FM sobre a data, o diretor da COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – CREDE, o Sr. Roberto Araújo disse: “temos duas dimensões nesse dia, a dimensão da luta por melhores oportunidades para os estudantes, principalmente aqueles que além de lutar por uma educação de qualidade, luta também por ingresso no mercado de trabalho. A outra dimensão é de comemoração, e as escolas aproveitam essa data pra também explorar um pouco a área da cultura, do esporte…”
Segundo informações da CREDE-16, esse ano de 2014 algumas cidades do Centro Sul Cearense foram contempladas como pólos para realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, os municípios Orós e Jucás. Anualmente os jovens se deslocavam até Iguatu ou Acopiara para prestar o exame, o que causava um desconforto ainda maior para os alunos no translado.
No primeiro semestre do ano corrente já foram contabilizados 370 alunos iguatuenses que prestaram vestibular e foram aprovados nas universidades públicas, particulares e institutos federais.
-
Iguatu7 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias7 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades4 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
