Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Música Nacional

Discobiografia de Zeca Pagodinho traz curiosidades sobre a vida do artista

[caption id="attachment_12670" align="alignleft" width="960"]Foto: Reprodução/Facebook[/caption]Um dos artistas mais populares do País, Zeca Pagodinho ganhou uma homenagem. Trata-se do Sambabook, um projeto multiplataforma que faz homenagem a artistas nacionais e, antes de Pagodinho, prestou tributo a João Nogueira e Martinho da Vila.

Publicado

on

Foto: Reprodução/Facebook

Um dos artistas mais populares do País, Zeca Pagodinho ganhou uma homenagem. Trata-se do Sambabook, um projeto multiplataforma que faz homenagem a artistas nacionais e, antes de Pagodinho, prestou tributo a João Nogueira e Martinho da Vila.

O Sambabook é realizado pela Musickeria, apresentado pela Petrobras e tem patrocínio do Itaú e da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto inclui um livro, 2 CDs, DVD, Blu ray, especial de TV, fichário de partituras, portal na internet e redes sociais e aplicativos para smartphones e tablets. No site oficial do Sambabook é possível conhecer todo o projeto.

O livro é “Zeca, Deixa o Samba me levar”, da Sonora Editora, uma discobiografia escrita pelos jornalistas Jane Barboza (assessora de imprensa de Zeca Pagodinho) e Leonardo Bruno (autor de “Explode, Coração – Histórias do Salgueiro”).

A obra detalha o contexto de lançamento de cada um dos discos do artista desde “Zeca Pagodinho”, de 1986, até “Vida que Segue”, de 2013, com trechos de letras, histórias sobre as composições e depoimentos de parceiros e outros envolvidos no disco.

Antes disso, um curto prefácio e uma introdução que é uma mini biografia do músico desde que frequentava as rodas musicais da família, passando pela fase que começou a tocar pandeiro no bloco carnavalesco “Bohêmios do Irajá”, a escolha do nome artístico, as primeiras parcerias e os primeiros sucessos. O livro é recheado de fotos do artista em diversas fases e traz curiosidades sobre a vida e carreira do artista.

Vale comentar também o prefácio de “Zeca, Deixa o Samba me levar”, assinado por Beth Carvalho, sua madrinha musical. Ele anuncia o tom de reverência que todo o livro trará: “O que eu acho mais lindo é que ele se mantém fiel às suas origens, com a simplicidade, humildade e humor que sempre teve”.

Fonte: Lizandra Pronin/Território da Música

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA