Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

eleições 2022

Procura de jovens pelo título de eleitor é maior do que em 2014 e 2018

Publicado

on

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procura de jovens pelo título de eleitor para o pleito deste ano superou as eleições de 2018 e 2014. Entre janeiro e março de 2022, o país ganhou 1.144.481 novos votantes na faixa etária de 15 a 18 anos. Nas duas últimas eleições gerais, em 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos documentos, respectivamente.

Em 2022, o cadastro seguirá aberto até o dia 4 de maio, prazo máximo para o eleitor solicitar o título, transferir o domicílio eleitoral e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Vale lembrar que para a população de 16 e 17 anos o voto não é obrigatório. Na avaliação do cientista político e analista do TSE Diogo Cruvinel, um dos motivos que pode ter alavancado a busca deste público foi o incentivo de figuras públicas, como Anitta, Whindersson Nunes e Zeca Pagodinho.

“Vamos lá galera! Vocês ficam falando ‘Anitta, faz alguma coisa’, mas não dá pra salvar o país sozinha, não. Faz esse título de eleitor aí logo!”, publicou a cantora em suas redes sociais.

Além disso, a polarização do cenário eleitoral deste ano pode ser outro fator colaborando nesta procura. “Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, afirma Cruvinel.

Fonte: CNN Brasil

DIALOGO MAIS – 28 DE JUNHO DIA DO ORGULHO GAY

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA