Política
Partidos já articulam indicação de nomes para o Governo do Ceará
Uma movimentação nos bastidores da política cearense já está em curso para a escolha dos candidatos que disputarão a vaga de vice no comando do Governo do Estado.
Base e oposição já cogitam nomes, traçam estratégias e se articulam para compor a chapa. No cálculo, conta a influência política dos pré-candidatos, tamanho das bancadas e a articulação nas cidades do interior.
Faltando cerca de seis meses para o dia da eleição em 2022, os dirigentes dos maiores partidos no Ceará não escondem a intenção de compor a chapa majoritária e falam abertamente sobre o assunto.
Nas últimas semana,s a figura da vice-governadoria ganhou ainda mais simbologia, uma vez que Izolda Cela (PDT), após sete anos e três meses, deixou a função para assumir, pela primeira vez na história, o cargo de governadora efetiva do Ceará.
Para além da importância constitucional do cargo, especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste avaliam que a posição de vice, na conjuntura atual, não é decorativa.
Segundo a avaliação, a escolha para compor chapa majoritária passa por uma composição de alianças que levam em conta acordos e interesses partidários, além de uma possibilidade real de que os vices assumam o comando do Executivo, de forma temporária ou não.
Nesse contexto, partidos como PT, PSD, Psol e União Brasil, já estabelecem conversas internas para escolher um nome competitivo. Essa decisão, porém, deve ser tomada em acordo com as demais siglas que poderão compor a coligação.
“Falar de vice é falar de coalisão […], esse lugar é cobiçado porque o vice exerce a função de Chefe do Executivo. A depender de quem são esses nomes, um vice pode assumir função de protagonismo e a ideia é essa. São papeis importantes dentro do que se pensou para o projeto político”, destaca a Cientista Política Monalisa Torres, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
UNIÃO BRASIL JÁ INDICA NOMES
Pré-candidato a governador pelo grupo de oposição, Capitão Wagner (União Brasil) é o único no jogo político cearense a mencionar publicamente alguns nomes que poderão compor uma candidatura de vice.
Em um dos encontros do União Brasil, no dia 1ª de abril, ele afirmou que ainda não é o momento da decisão, e que o partido deverá anunciar uma posição em junho. Wagner, porém, fez questão de mencionar alguns quadros que estão na concorrência.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

