Ceará
Izolda Cela pode se tornar a primeira mulher da história a governar o Ceará
Com o iminente afastamento de Camilo Santana para concorrer ao cargo de senador nas Eleições 2022, a vice-governadora Izolda Cela está prestes a assumir o maior desafio de sua carreira, que marca também um fato histórico no Ceará: se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado.
Nesta segunda-feira (7), Izolda Cela falou sobre esse desafio de se tornar governadora, o que deve ser concretizado no dia 2 de abril deste ano, prazo que Camilo Santana precisa cumprir, caso queira concorrer ao Senado nas próximas Eleições. “O que me desafia de forma mais concreta no momento é a possível desincompatibilização do governador Camilo Santana, e, nesse caso, recebo a tarefa de ficar como governadora do Estado. Essa é a minha grande tarefa no caso de se realizar, minhas energias estão para isso”, afirmou Izolda.
Além de assumir o cargo de forma provisória, até o fim do atual mandato de Camilo, Izolda deixou claro também sua pretensão de concorrer ao cargo de forma definitiva, nas eleições para o Governo do Estado. Antes, contudo, a sua candidatura precisa passar pelo crivo do seu partido, o PDT, nas convenções do partido.
Até o momento, são quatro quatro pré-candidatos apresentados ao cargo de governador pelo PDT: Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza por duas gestões), Evandro Leitão (atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), Mauro Filho (deputado federal) e Izolda Cela (vice-governadora).
Entre os parlamentares do PDT, Izolda Cela já é vista como uma “candidata natural” a concorrer ao Governo do Estado. Já o governador Camilo Santana prefere não mostrar suas preferências, mas sempre destacou a parceria e a presença firme de Izolda na gestão do executivo estadual.
Perfil de Izolda Cela
Natural de Sobral, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tem 61 anos. É professora de carreira, além de psicóloga. Ocupa o cargo de vice-governadora desde 2015, na eleição vencida por Camilo Santana. Antes, foi titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) na gestão do governador Cid Gomes. É casada com Vevéu Arruda, ex-prefeito de Sobral.
Izolda iniciou sua trajetória política em 2001, quando assumiu o cargo de Subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de Sobral. Seguiu no cargo de 2004. Entre 2005 e 2006, foi Secretária de Educação de Sobral.
Fonte: GC Mais
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

