Brasil
Decreto oficializa Codevasf no Projeto de Integração do São Francisco
[caption id="attachment_10813" align="alignleft" width="600"]
(Foto:Divulgação)[/caption]O Projeto de Integração do Rio São Francisco passou a ser operado, oficialmente, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), de acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União de hoje (14).

(Foto:Divulgação)
O decreto formaliza, na verdade, uma situação já anunciada em portaria ministerial do ano passado, segundo a qual a Codevasf seria designada para a operar o sistema de gestão do projeto.
De acordo com o decreto nº 8.207/2014, a região de integração da iniciativa será compreendida por quase 400 municípios que serão abastecidos pelas estruturas hídricas interligadas, pertencentes a bacias receptoras nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e Rio Grande do Norte.
Outra mudança nas regras de operação do projeto se refere ao seu Conselho Gestor. Este, de caráter consultivo e deliberativo, será composto também por comitês representantes da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e das bacias receptoras, além de ministérios e governos estaduais. O Ministério da Integração Nacional continua na gestão do conselho, presidindo-o.
Como operadora federal do projeto, a Codevasf deverá receber a infraestrutura implantada pela pasta durante o projeto, como canais e estações de bombeamento, e exercer as atividades de gestão, operação e manutenção das estruturas do sistema de integração. A entidade operadora federal também é interligada, de acordo com o decreto 5995/2006, a operadoras estaduais dos quatro estados beneficiados pelo projeto.
De acordo com a Codevasf, o Projeto de Integração do Rio São Francisco busca promover a oferta de água a aproximadamente 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão nordestino, e possui investimentos previstos de R$ 8,2 bilhões. Em setembro passado, o último contrato das obras necessárias ao projeto foi assinado, e trechos com problemas foram retomados.
Fonte: Portal EBC
-
Curiosidades7 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil7 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará7 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil7 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento7 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil7 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Mundo7 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Ceará6 dias atrásNovo aeroporto regional de Quixeramobim enfrenta possíveis entraves, diz secretário de Turismo
