Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Denúncias de racismo crescem 77% no Ceará em 2021; ocorrências podem ser registradas pela internet

Publicado

on

As denúncias de discriminação racial no Ceará cresceram em 2021. De janeiro a julho deste ano, o Estado contabilizou 55 denúncias por crime de racismo, número 77,4% superior à quantidade registrada (31) em igual período do ano passado. Nos primeiros setes meses de 2021, também foram formalizadas 51 denúncias de injúria racial no Estado, elevando em 50% o total verificado (34) entre janeiro e julho de 2020.

Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/CE), a pedido do Diário do Nordeste, e fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), órgão ao qual a superintendência é vinculada.

As 55 denúncias por crime de racismo somadas até 31 de julho de 2021 praticamente alcançaram o mesmo patamar de todo o ano de 2020, quando 58 casos do tipo foram relatados. Já as denúncias por injúria racial avançaram em um ritmo mais lento este ano. De janeiro a dezembro do ano passado, houve 93 denúncias do tipo, quantidade ainda bem acima das 51 reunidas até o fim de julho.

Coordenadora de Operações Integradas (Copol) da SSPDS, a delegada Socorro Portela atribui o incremento das denúncias de discriminação racial à disponibilidade da Delegacia Eletrônica (Deletron), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Com a pandemia de Covid-19, desde maio é possível fazer esse tipo de denúncia pela plataforma.

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA